A câmara municipal de Guarapari votou na semana passada, um aumento no IPTU, sem análise ou considerações relacionadas a renda per capita ou simplesmente a realidade da população da cidade.
Fui uma vez informada que no itapebuçu o índice de inadimplência em relação ao pagamento do IPTU é auto, agora com esse reajuste penso que o número deve subir ainda mais. Vários podem ser os motivos da população em não querer pagar o IPTU: A desconfiança no governo, a não prestação de contas dizendo onde esta sendo investido esse montante arrecadado e a falta de recurso financeiro necessário para pagar o valor do IPTU.
Saindo do Itapebuçu e voltando a falar de Guarapari como um todo. Um trabalhador que mora no bairro São João, Adalberto, Coroado, Bela Vista dentre outros bairros de periferia conseguirão pagar o IPTU é sabido que não.
Para ter aprovado o reajuste do IPTU entendo que o poder legislativo fez uma análise somente pela óptica da realidade dos moradores do centro da cidade, são Judas Tadeu e aldeia da praia.
Poderia ter se discutido mais com a sociedade e estudado uma forma de diminuir a inadimplência e não explorar quem pode pagar ou quem tenta pagar e manter em dia suas contribuições com o Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário