quinta-feira, 8 de março de 2012

0 Nós mulheres!

Em 1857 operárias de uma fábrica de tecidos situada nos Estados Unidos, fizeram uma grande greve reivindicando melhores condições de trabalhos, equiparação de salários com os homens e tratamento digno. Os oficiais da época trancaram as mulheres na fábrica e atearam fogo, aproximadamente mais de 130 mulheres foram carbonizadas.

O que houve no dia 8 de março de 1857 foi relembrado 53 anos depois numa conferência na Dinamarca onde ficou decidido que 8 de Março seria o dia internacional da mulher, mas somente se efetivou a data em 1975 através de um decreto da ONU (Organização das Nações Unidas).

O “Dia Internacional da Mulher” é uma data que foi instituída para discutirmos o papel da mulher na sociedade, tentando assim acabar ou amenizar o preconceito e a desvalorização que ocorre até hoje na sociedade em que vivemos, pois ainda temos mulheres que são assediadas no trabalho e exerce a mesma função que os homens, mas recebe uma remuneração mais baixa.

É verdade que com o passar do tempo à sociedade vem se modificando e as mulheres estão cada vez mais ganhando espaço e em pé de igualdade, porém muito temos a avançar. No Brasil milhares de mulheres são agredidas por dia, pois somos um país extremamente machista que infelizmente é arraigado na nossa cultura. É esse machismo que agride, humilha e mata várias mulheres.

No Brasil tivemos avanços com o direito ao voto que as mulheres obtiveram a partir do dia 24 de fevereiro 1932, após esse ano nas eleições para a Assembleia Constituinte, elegemos a única mulher: a deputada paulista Carlota Pereira de Queiroz. Temos também a primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras a escritora Nélida Piñon em 1996, em 1998 a senadora Benedita Silva foi a primeira mulher a presidir a sessão do Congresso Nacional.

A inserção da mulher nos espaços de poder é importante, para termos uma sociedade justa e igualitária devemos ter a participação de todos e todas.


Não posso finalizar o texto sem citar algumas mulheres que quebraram tabus e fizeram história: Leila Diniz, Pagu, Olga Benário, Maria Quitéria, Anita Garibalde, Rosa Luxemburgo, Clarice Lispector, Maysa Matarazzo, Zilda Arns e Dilma Rousseff são exemplos de mulheres que estão na história do Brasil e do mundo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...