quinta-feira, 13 de outubro de 2011

0 Jovens


Ontem dia 12 de Outubro de 2011, data que comemoramos o dia de Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil juntamente com o dia das crianças.
Ah! Para quem não sabe também foi o dia do Descobrimento da América.
Não vou levar em conta a questão religiosa, até por que penso que seja muito complexa e precisa de um conhecimento profundo da doutrina religiosa que intitulou o dia de Nossa Senhora Aparecida além do entendimento histórico. Então o assunto que vou abordar é outro...

Quero dizer que o dia das crianças serve para nós como um momento de analise, para saber como estão as nossas crianças, o que precisam o que anseiam tudo que engloba as questões do ser e não somente do existir.
É muito bonito quando nos discursos inflamados os oradores dizer:
- A criança é o futuro do país!
Isso é algo lógico, com certeza as crianças de hoje serão o país de amanhã, mas como podemos assegurar que essas crianças cheguem ao futuro. Aqui no Espírito Santo, temos uma triste estatística relacionada ao número de mortes de jovens por N fatores.
Se eles morrem quando jovem é por que temos algum problema na infância dessa criança, onde no meio do processo para atingir a adolescência, a vida é interrompida. Eu posso aqui citar alguns problemas a falta de estrutura familiar, falta de dignidade humana como fome, saneamento básico e acesso a drogas dentre outros.

Não adianta dizer que a responsabilidade é somente do estado, essa responsabilidade é nossa também, pois como vivemos numa sociedade temos o dever de orientar e amenizar o sofrimento dos nossos semelhantes. Lógico que temos que cobrar do governo a estrutura mínima, mas o amor, atenção e carinho só um pode dar ao outro e é isso que a nossa juventude precisa e quer. Precisamos ouvi lá para tentar entender e traçarmos o melhor caminho, não podemos perder os nossos jovens para nós mesmos.

Aproveito para convidar vocês para o Dia Nacional da Juventude, domingo dia 30/10/2011 na praça do Papa com o tema: Fim do extermínio de jovens.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...