quinta-feira, 26 de janeiro de 2012



Desde 2003 com a criação da secretaria de políticas para as mulheres o governo federal vem desenvolvendo ações voltadas para garantir melhorias na vida das brasileiras, como a efetivação da lei Maria da Penha, pois muitas deixam ser agredidas por não ter como se manter financeiramente e pensar autonomia financeira da mulher (inserção no mercado) estimula a criação de projetos que criam oportunidades das mulheres possuírem renda e saírem da linha da pobreza.

Em mais de cinco anos de existência a secretaria teve muitos avanços dentre elas as conferências de políticas paras as mulheres tanto em amplito municipal, estadual, regional e federal. Que servem como termômetro para analisarmos o que foi feito e perceber o que pode ser feito para mudar a realidade das brasileiras.

Em Guarapari tivemos a conferência municipal no dia 26 de Agosto, através do decreto feito pelo poder executivo e organizado pela secretaria de trabalho e ação social. Foram mais de 50 mulheres na formulação de propostas para a conferência estadual.

Do dia 3 a 5 de Novembro aconteceu a conferência estadual onde foram debatidas todas as propostas que surgiram nas conferências municipais adequando as demandas gerais a fim de traçar propostas para a conferência nacional. Na conferência estadual Guarapari teve mais de dez mulheres presentes e para a conferência nacional o município teve uma representante que é essa que vos escreve.

A proposta da conferência nacional que aconteceu de 12 a 15 de dezembro foi autonomia e igualdade para as mulheres. Na conferência observamos que evoluímos muito no enfrentamento a violência contra a mulher com a efetivação da Lei Maria da Penha e a criação do disque 180 dentre outros, mas precisamos pensar em mecanismo mais eficaz para garantir a autonomia financeira da mulher.

Sobre a qualificação profissional oferecida pelo governo as mulheres, temos que ampliar o debate, pois na maioria das vezes são oferecidos cursos de trabalho manual ou serviços domésticos, o que restringe a nossa área de atuação.

É de extrema importância implantar políticas voltadas para as jovens mulheres em estado de gravidez, que procuram o primeiro emprego, que estão fora das escolas, pois a falta de perspectiva de vida levam essas mulheres as drogas e prostituição. A juventude não é o futuro é o agora, pois para muitas jovens pode não haver futuro.

Entrevista na conferência nacional



1ª foto- conf. nacional de políticas para mulheres-Sec. nacional de Juventude Severine Macedo


2ª foto- conf. estadual de políticas para mulheres- Assistente social Ana Paula Mozer

2 comentários:

Ana Paula Mozer disse...

Olha a Bárbara aí! Ela é uma pessoa que conheci a pouco tempo mas que já aprendi a admirar pessoalmente e profissionamente. Essa é das minhas! Essa eu Apoio!

Bárbara Hora disse...

Ana Paula Mozer a admiração é recíproca, muito obrigada pelo carinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...