quarta-feira, 17 de junho de 2009

0 Estudantes

Vamos falar sobre movimento estudantil. O ME como é conhecido foi fundado na década de trinta e extinto no governo de Getúlio Vargas nos anos 60. Estávamos num governo ditatorial, porém, para abafar o grito e a dor que o regime causou aos estudantes, utilizou enfoque político na valorização do que é “nosso”. A campanha “o petróleo é nosso” foi um exemplo, enquanto isso estudantes que se reuniam para discutir idéias e não concordavam com o governo impositor eram caçados e assassinados.

O movimento estudantil foi uma das organizações mais importantes e a que mais lutou para a queda da ditadura, também foi à rua para dar força ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Melo (atual senador pelo estado do Acre) atualmente o movimento estudantil reivindica uma educação de qualidade, sem preconceitos de raça, sexo, orientação sexual e poder aquisitivo.

O movimento estudantil tem várias representações. A Une (União Nacional dos Estudantes), a Ubes (União Brasileira dos Estudantes), além da Umes (União Municipal dos Estudantes) e UEE (União Estadual dos Estudantes).

No mês de julho, de 10 a 15 acontecerá em Brasília o 51º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (Conune). Nós estudantes temos que nos organizar para assegurarmos nossos direitos e assim exercemos a cidadania contribuindo para a melhoria da educação.


Mais informações www.une.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...