terça-feira, 17 de janeiro de 2012

2 Sem demônios


Hoje, dia 17/01/2012, acordei com a notícia que um estudante da UFES foi preso acusado de atear fogo ao ônibus no dia da manifestação do Movimento contra o aumento. Pasmo com a eficiência da justiça do Espírito Santo quando realmente querem esclarecer um assunto.

Fui olhar no gazeteonline é o título era o seguinte: Estudante da Ufes é preso suspeito de participação em incêndio a ônibus no Centro de Vitória
Pensei o seguinte por que dá ênfase ao estudante ser da UFES, mas logo encontrei minha resposta. A UFES é onde concentra maior número de estudantes e onde os mesmo se organizam politicamente como movimento estudantil e outros segmentos.

Sendo assim o governo junto com a mídia pensa: uma maneira de “atacarmos” os estudantes é mostrar os equívocos cometidos por alguns e assim também criticar a universidade. (podemos a partir daí fazermos várias outras análises: as faculdades particulares pagam para vincular propagandas, o governo também e a UFES nas eleições sempre tem peso, tanto que todo candidato a governo faz alguma panfletagem lá na porta, não é?)

Uniu a fome com a vontade de comer, assim os alunos da UFES são colocados para a sociedade onde a mídia alcança como vândalos e o governo por sua vez no caso do movimento contra o aumento, tenta mostrar que é um movimento baderneiro, postergando assim o debate sobre vários assuntos que o movimento aborda.

O estudante detido se excedeu, mas tenho certeza plena que atear fogo ao ônibus não era um encaminhamento feito pelo movimento que sempre foi pacífico, diferentemente do governo que recebeu os manifestantes a bala pelo menos em duas ocasiões.

Então não critico o movimento por uma ação isolada, pois até onde sei as pautas do MCA (Movimento contra o aumento) é de interesse de toda a sociedade, pois são aumento da passagem, qualidade no transporte público e mobilidade urbana.

O governo mostrou seu poder com a inserção na TV mostrando o posicionamento em relação ao movimento, mas se a mídia fosse mais democrática ajudaria bastante a ambos os lados e não a um só. Democratização da mídia já!

2 comentários:

TIAO MORAIS disse...

http://www.barbarahora.blogspot.com/2012/01/sem-demonios.html, estou confirindo esta materia. muito boa Barbara! Continue na linha deste construtivismo social. Um forte abraço!!!!

Anônimo disse...

http://diaadiaemfatosefotos.blogspot.com/2012/01/eleicoes-municipais-2012.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...