domingo, 7 de agosto de 2011

1 SAMU




Hoje estou aqui para dizer que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência conhecido como SAMU funciona muito bem aqui em Guarapari, já tinham me informado isso, mas como nunca tinha vivido uma situação que precisasse...

Domingo 7:00 da manhã liguei para 192 e apesar do incomodo de responder um monte de perguntas que no meu entendimento são desnecessárias (isso levou uns 7 ou 8 min) Metade do tempo que a unidade levou para chegar até o local.

Quero dar os parabéns pelo serviço, mas também externar aqui que o procedimento feito pelo telefone deve ser revisto:
1º quando liguei a atendente me perguntou o que era eu tentei descrever
2º perguntou nome completo e parentesco ( se não souber o nome ou não for parente não posso ligar para pedir atendimento para um desconhecido que esteja passando mal?)
3º Me perguntou a idade ( temos que saber a idade?)
4º Pediu para ir próximo ao paciente que iria passar o telefone para médica.
Obs: Isso tudo tinha voz de pessoas conversando ao fundo, inclusive brincando com uma criança (que também ouvi a voz).

A médica me perguntou basicamente as mesmas coisas e se o paciente tomava remédio...
Depois disso tudo eu pensei que eles irião me mandar fazer os procedimentos...mas a médica disse: Estamos enviando uma única ao local.

Os socorristas chegarem em 13 minutos fizeram todos os procedimentos, mostrando muito profissionalismo, segurança e tranquilidade, mas até agora não entendo por que tive que responder as mesmas perguntas duas vezes e por que não passam logo para a médica a ligação.

Penso que o governo deve pensar numa maneira para que o atendimento pelo telefone melhore e agilize, pois a otimização do tempo pode salvar muitas vidas e ao mesmo tempo parabéns pela eficiência em relação ao tempo que a unidade chega ao local.

Um comentário:

Gilmar Souza disse...

Bárbara, lembre-se que muitas vezes pagamos por aqueles que não entendem que o SAMU é um serviço sério e passam, os famosos, trotes.

Pensemos como um atendente do SAMU:
"Quem me garante que quem está do outro lado não é uma pessoa desonesta que acha a mentira algo engraçado?"

Já passei por uma situação parecida tbm, em que fui "testado" o tempo todo, fiquei entrigado com as mesmas questões, mas depois eu entendi o porquê disso tudo.

Parabéns ao SAMU e à você pela iniciativa de escrever sobre o assunto.

Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...