terça-feira, 13 de novembro de 2012

0 Valorize o que é nosso


O Brasil por ter sido colonizado, sofre influências de diferentes países e culturas o que nos enriquece, mas que causa certo desconforto quando valorizamos mais os movimentos culturais internacionais do que os nossos.

As pessoas no dia 31 de Outubro comemoram o Halloween que celebra a véspera do dia de Todos os Santos, a data foi criada pelo povo celta que acreditava que no último dia do verão, os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos vivos. Por isso, nas casas usavam figuras como caveiras, bruxas dentre outros elementos para espantar esses espíritos. Com o tempo houve algumas mudanças e nos EUA as crianças saem fantasiadas para pedir  guloseimas na vizinhança.

Porém, nesse mesmo dia foi instituído o Dia do Saci personagem da nossa cultura que de acordo com alguns estudiosos surgiu entre povos indígenas da região Sul do país durante o período colonial. Era representado por um indígena moreno com um rabo e vivia aprontando travessuras na floresta. No entanto, quando a história ganha o norte do Brasil sofre algumas modificações recebendo influência da cultura africana. O Saci se torna um jovem negro com uma perna, pois de acordo com a história tinha perdido a outra na capoeira, usa um gorro vermelho e um cachimbo. Esse personagem folclórico apesar das travessuras é um grande conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. De acordo com o mito, quem busca ervas na floresta deve pedir autorização ao Saci.

Precisamos valorizar e pesquisar mais sobre a nossa cultura, pois é a melhor forma de nos reconhecermos como sujeito ativo da história de um país tão rico culturalmente e extenso como o Brasil. Atrevo-me a dizer que nenhum país no mundo tem tanta diversidade cultural como o nosso, temos vários “brasis” num só Brasil.

Encerro aqui com a frase do médico e escritor Dimos Iksilara que diz: “ser livre é conseguir flutuar entre a diversidade e a multiplicidade, sem perder a própria identidade”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...